A nutrição já é reconhecida como um fator fundamental no processo de cicatrização.
O procedimento cirúrgico tem diversas fases cicatriciais, o momento da lesão até a recuperação total do tecido pode durar até um ano; sendo que quando o paciente está bem nutrido as chances de uma boa cicatrização são bem maiores.
A conduta nutricional já deve iniciar no pré-operatório, quando antes o paciente procurar o profissional nutricionista melhor, precisamos de pelo menos trinta dias para fazer a reposição de nutrientes que estejam em deficiência; caso o paciente precise emagrecer antes da cirurgia também é essencial a busca de um profissional capacitado.
Já no pós-operatório o organismo tem uma necessidade aumentada de alguns nutrientes, e nesse período é necessário entrar com suplementação indidualizada para atingir as recomendações. Além disso podemos usar probióticos para fortalecer a barreira intestinal, e combater a constipação tão comum nesse período.
Um sono de qualidade também é fundamental para o processo de recuperação tecidual, para facilitar o estimulo natural de melatonina do corpo recomenda-se não se expor a luzes artificiais no período noturno, não consumir produtos com cafeína após as 16:00 horas, e utilizar chás calmantes como melissa, camomila e mulungu uma hora antes de deitar para induzir o relaxamento.