• Home
  • Posts
  • Taping: importância no Pós Operatório de Cirurgia Plástica

Taping: importância no Pós Operatório de Cirurgia Plástica

  • Saúde
2887

Taping é uma técnica de aplicação de bandagens funcionais, desenvolvida pelo japonês Kenzo Kase(1973), cujos efeitos fisiológicos, teoricamente, derivam dos estímulos táteis gerados pelo tensionamento da bandagem sobre a pele.

É uma técnica aliada aos tratamentos tradicionais e seu uso pode reduzir o tempo de resolução da afecção tratada. Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual. O material não contém álcool ou substâncias químicas ativas que possam provocar reações na pele. Sua aplicação reduz a dor e o edema, melhora da atividade muscular e mobilização do tecido cicatricial, isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele, melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

Não existem restrições para qualquer área de aplicação. Utilizado em ortopedia, esportes, neurologia e estética. Não há diferença de utilização entre as cores. Levando em consideração esses fatores, mais recentemente, o uso do Taping tem atraído a atenção dos Profissionais da Estética. O objetivo do Profissional da Estética nas cicatrizes é,reduzir ou reverter esse processo, de modo que o  Taping é recomendado com altas tensões (50 a 75%), aplicado de forma sinuosa, gerando vetores de força que servirão para mobilizar a cicatriz constantemente em diferentes direções. Porém, só é indicada a aplicação da bandagem em tecidos totalmente cicatrizados.

O material é expansível em até 130%, expande apenas no sentido longitudinal, sua cola é sensível ao calor, é hipoalergênico e resistente a água.

Efeitos do Taping:

– Reduz edema,

– Reduz hematoma;

– Promove suporte durante a contração muscular,

– Diminui a congestão do fluxo linfático e do extravasamento sanguíneo subcutâneo.

– Prevenção e tratamento de Fibrose

As bandagens funcionais se modelam em conformidade com as características da pele de cada pessoa, ativando o processo de drenagem, uma vez que permite um maior espaço entre a pele e o tecido muscular, liberando o tecido conjuntivo. Também, age abrindo as vias linfáticas, deslizando sobre a pele em relação à fáscia, o que, por sua vez, estimula a circulação venosa e linfática.

Inúmeras são as possibilidades com este recurso que vem sendo cada dia mais utilizado pelos Profissionais da Estética. É de fundamental importância o amplo conhecimento da origem e inserção muscular, bem como do sistema linfático, onde o fisioterapeuta è o profissional mais bem indicado e habilitado.

É importante salientar também que o taping deve ser utilizado como tratamento complementar e não dispensa a reabilitação fisioterapêutica pós cirúrgica.

Entretanto, o uso da bandagem minimiza as complicações e possibilita uma recuperação mais rápida e eficaz.

*As opiniões expressas nesta matéria não necessariamente refletem a opinião da Clinica Belvivere. Seu conteúdo é de total responsabilidade do autor.

1

Se gostou dessa postagem, clique no coração!

Colunista

paulamatos
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta Dermato Funcional

Siga-me

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Notícias relacionadas

5

min de leitura

3

min de leitura

Agende seu horário

Siga-nos no instagram

Utilize a hashtag #euebelvivere para sua foto aparecer aqui

Cirurgiões Plásticos em Criciúma

Nos acompanhe no Telegram

Clique aqui para ter acesso ao nosso diário de cirurgia plástica com conteúdos exclusivos

Belvivere no Spotify

Clique aqui e tenha acesso a dicas valiosas sobre cirurgia plástica

Belvivere Cirurgia Plástica em Criciúma. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

whatsapp-icon