Taping: importância no Pós Operatório de Cirurgia Plástica

Taping é uma técnica de aplicação de bandagens funcionais, desenvolvida pelo japonês Kenzo Kase(1973), cujos efeitos fisiológicos, teoricamente, derivam dos estímulos táteis gerados pelo tensionamento da bandagem sobre a pele.

É uma técnica aliada aos tratamentos tradicionais e seu uso pode reduzir o tempo de resolução da afecção tratada. Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual. O material não contém álcool ou substâncias químicas ativas que possam provocar reações na pele. Sua aplicação reduz a dor e o edema, melhora da atividade muscular e mobilização do tecido cicatricial, isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele, melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

Não existem restrições para qualquer área de aplicação. Utilizado em ortopedia, esportes, neurologia e estética. Não há diferença de utilização entre as cores. Levando em consideração esses fatores, mais recentemente, o uso do Taping tem atraído a atenção dos Profissionais da Estética. O objetivo do Profissional da Estética nas cicatrizes é,reduzir ou reverter esse processo, de modo que o  Taping é recomendado com altas tensões (50 a 75%), aplicado de forma sinuosa, gerando vetores de força que servirão para mobilizar a cicatriz constantemente em diferentes direções. Porém, só é indicada a aplicação da bandagem em tecidos totalmente cicatrizados.

O material é expansível em até 130%, expande apenas no sentido longitudinal, sua cola é sensível ao calor, é hipoalergênico e resistente a água.

Efeitos do Taping:

– Reduz edema,

– Reduz hematoma;

– Promove suporte durante a contração muscular,

– Diminui a congestão do fluxo linfático e do extravasamento sanguíneo subcutâneo.

– Prevenção e tratamento de Fibrose

As bandagens funcionais se modelam em conformidade com as características da pele de cada pessoa, ativando o processo de drenagem, uma vez que permite um maior espaço entre a pele e o tecido muscular, liberando o tecido conjuntivo. Também, age abrindo as vias linfáticas, deslizando sobre a pele em relação à fáscia, o que, por sua vez, estimula a circulação venosa e linfática.

Inúmeras são as possibilidades com este recurso que vem sendo cada dia mais utilizado pelos Profissionais da Estética. É de fundamental importância o amplo conhecimento da origem e inserção muscular, bem como do sistema linfático, onde o fisioterapeuta è o profissional mais bem indicado e habilitado.

É importante salientar também que o taping deve ser utilizado como tratamento complementar e não dispensa a reabilitação fisioterapêutica pós cirúrgica.

Entretanto, o uso da bandagem minimiza as complicações e possibilita uma recuperação mais rápida e eficaz.

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma