A cirurgia plástica já é algo comum na nossa sociedade. Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres submetem-se a diversas delas para elevar sua autoestima ou até mesmo para melhorar a saúde.
Nesse momento, é comum pensar se é possível fazer dois procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo para passar por toda a preparação uma única vez, ficar bonita mais rápido ou para economizar tempo. No entanto, é preciso conversar com o seu médico e esclarecer alguns pontos para ajudar nessa decisão.
Mas antes de ir até o consultório, separamos algumas informações importantes que ajudarão você nessa escolha. Confira-as nesta postagem e saiba o que fazer. Boa leitura!
O que são considerados para fazer dois procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo?
A simultaneidade de duas intervenções cirúrgicas é possível, mas é necessário que o médico avalie ao menos três aspectos do paciente, que devem estar todos em conformidade para que seja iniciada as operações. Devem ser considerados as condições de:
Tempo
Uma das preocupações é com referência ao tempo. Cada cirurgia demanda uma média para que seja concluída e a dose da anestesia é calculada baseada nisso. Assim, quando há outro procedimento junto, é necessário pensar nos mínimos detalhes e analisar bem, pois quanto maior for o tempo de anestesia no corpo, somando à extensão da área operada, maior será o trauma cirúrgico.
Saúde
É de suma importância considerar a saúde do indivíduo, que deve estar em perfeito estado, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Nesse caso, pessoas com maus hábitos, como pouca ingestão de água, alimentação inadequada, doenças crônicas, tabagismo, facilidade em perder ou ganhar peso excessivamente, podem ter complicações durante e depois.
Necessidade
Essa necessidade de fazer duas cirurgias ao mesmo tempo está relacionada ao complemento que uma dá para outra, ou seja, ambas devem ter o mesmo objetivo. Por exemplo, ao fazer uma lipoaspiração é possível aproveitar e combinar com uma abdominoplastia, por serem em regiões próximas e que se harmonizam no pós-operatório.
Quais são os prós e contras da cirurgia associada?
Assim como fazer apenas uma intervenção, optar por realizar duas ou mais também tem as suas vantagens e desvantagens. Abaixo você confere a lista do que avaliar antes de falar com o seu médico sobre a cirurgia associada.
Vantagens
- Há apenas um pré e pós-operatório para passar
- Os custos são menores em questão de internação e outros aspectos
- Recebe apenas uma única anestesia
- As restrições no pós-operatório são as mesmas que as feitas separadamente
- Mais praticidade para quem não possui muito tempo
Desvantagens
- Os riscos são maiores quando a cirurgia dura mais de 6 horas (o recomendado é até 4h);
- As complicações podem ser maiores, dependendo do tipo do procedimento e como é feito;
- Anestesia aplicada em tempos mais curtos garantem uma segurança maior.
Existem combinações perfeitas para cirurgias plásticas associadas?
Com uma avaliação e condições clínicas estáveis, o paciente pode optar por associar a inúmeras intervenções que são muito requisitadas e sem abrir mão de algo seguro e com resultado incrível. Algumas dessas combinações são:
- lipoaspiração + lipoescultura dos glúteos
- cirurgia da face + blefaroplastia
- mamoplastia de aumento ou redução + lipoaspiração
- mamoplastia redutora + abdominoplastia
- lipoaspiração + abdominoplastia
- rejuvenescimento da pálpebra + reparo da flacidez do pescoço
Como pôde ver, não há uma quantidade limite para fazer as técnicas de uma vez, mas é sempre aconselhável usar o bom senso e considerar os aspectos citados nesse artigo. Com todos os prós e contras avaliados por você e pelo profissional, é possível fazer dois procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo e ter satisfação com os resultados.
Quer saber se você está apto para realizar as cirurgias associadas? Entre em contato conosco e marque a sua consulta para analisarmos o seu caso de perto.