Rugas x tecnologia: por que enviar mensagens de texto envelhece seu pescoço?

Estamos cada vez mais conectados e isso não dá para negar. Cada vez mais substituímos as ligações por mensagens de texto, especialmente por aplicativos, como o WhatsApp. Essas novas ferramentas fizeram com que criássemos hábitos e sem perceber inclinamos e enrugamos mais o pescoço e essa inclinação sobre o computador, tablete ou telefone celular tem aumentado a percepção e a formação de rugas na região do pescoço.

Pescoço de texto

Apesar de ser um termo engraçado, o pescoço de texto (também chamado de tech neck) é o fenômeno de dobras, rugas e flacidez que se desenvolvem no pescoço, por todas aquelas horas mexendo no celular, tablet ou computador durante um determinado dia.

E você deve estar pensando: “mas eu não passo tanto tempo no meu telefone!”
E eu digo: “Humm… Será?”

Pesquisas realizadas por Neilson e Pew Research Center, sugerem que pessoas fiquem conectadas, aproximadamente, mais de quatro horas por dia em seus dispositivos móveis. Então, o que você disse sobre não gastar tanto tempo no celular?

Isto não é um sermão sobre sua relação com a tecnologia, é apenas uma imersão no que se tornou o pescoço na era tecnológica. Não fique preocupado, nos absteremos de dar conselhos chatos como “pare de olhar para o seu telefone”.

A postura durante o envio de mensagens é realmente assim importante?

Seria bom se vivêssemos em um mundo onde nossa aparência não fizesse diferença em relação a como nos percebemos e aos outros? Sim, seria. Mas os efeitos do envelhecimento podem contribuir com a nossa autoestima e na forma como os outros nos olham.

Então, sim é importante. Porém, não é apenas a aparência exterior do pescoço que você deve se preocupar. Pode haver ramificações físicas em toda essa área do pescoço.

A cabeça humana pesa aproximadamente dez quilos, portanto, incliná-la continuamente para frente pode não só causar estragos repetitivos nas rugas do pescoço, mas também pode levar a uma séria tensão cervical.

 

O que você pode ser feito com o pescoço de texto?

Entre o despertador, lembretes, a construção de seu próximo tweet e assistir a vídeos de gatos durante aquelas longas chamadas de conferência relacionadas ao trabalho, não há realmente nenhuma chance de você colocar seu telefone de lado. Mas se a aparência de “pescoço de texto” é o que o mantém em baixo, os cirurgiões plásticos têm inúmeras técnicas para não deixar que seu pescoço se torne um guindaste.

 

Tratamentos não-invasivos para pescoço de texto

Tratamentos tópicos: para aqueles que observam os primeiros sinais de pescoço de texto, o uso regular de hidratante, protetor solar e um tratamento tópico contendo retinol pode ajudar a evitar que as linhas fiquem piores. Obs: a pele do pescoço tende a ser mais fina e pode ser mais sensível aos produtos do que o rosto. Esteja atento!

Injetáveis: alguns casos de pescoço de texto podem ser tratados com botox para relaxar a musculatura do pescoço, ou preenchimento dérmico para melhorar as linhas de expressão e torná-las menos perceptíveis. Mas meu tratamento preferido são os bioestimuladores! Eles produzem um efeito de espessamento da pele e melhora sutil da flacidez. Após uma consulta será possível avaliar se esses tratamentos podem ou não oferecer os resultados que você está procurando.

Ultrassom microfocado: a utilização de tratamentos não-invasivos pode ajudar a tratar o pescoço de texto, aproveitando a tecnologia de ultrassom em conjunto com a capacidade do corpo de se curar. Ao estimular as camadas profundas da pele, estes tratamentos contribuem no crescimento de elastina e colágeno que, por sua vez, podem reduzir a aparência de enrugamento em excesso e gradualmente levantar o pescoço e uma papada flácida. Os melhores resultados levam aproximadamente 3 meses e são recomendados múltiplas sessões.

Terapia a laser: Laser fracionadol (CO2) e IPL (Intense Pulsed Light) também estão sendo usados para tratar as dobras e rugas associadas ao pescoço de texto. Através do uso do calor, estes lasers são capazes de tratar rugas mais profundas sem danificar as camadas externas da pele. O laser danifica as células profundas da derme e a resposta natural de cura de seu corpo faz o resto. Isto também incentiva o crescimento de colágeno e elastina, resultando em um efeito de alisamento e elevação. Vale a pena discutir com seu médico se a tecnologia laser é uma opção para você.

 

Procedimentos cirúrgicos que tratam o pescoço de texto

Esses são os meu preferidos!

Lipoaspiração do pescoço com laser: A remoção do excesso de gordura do pescoço através da lipoaspiração pode ajudar a diminuir a dobra provocada pelo uso do aparelho. O fato de ser um procedimento ambulatorial com uma rápida recuperação e um tempo de inatividade mínima, faz dele uma boa opção para pacientes com boa flacidez de pele, mas pode não ser a escolha certa para aqueles que têm muita flacidez na área. A lipoaspiração também pode ser utilizada em conjunto com procedimentos cirúrgicos mais invasivos. O uso da lipo a laser diminui a formação de hematomas e melhora a retração da pele.

Cirurgia do pescoço: Também conhecido como lifting cervical ou cervicoplastia, este procedimento cirúrgico é usado para tratar rugas e flacidez moderada a avançada do pescoço e pacientes com um músculo platisma excessivo. Dependendo do tipo de elevação do pescoço que seu cirurgião recomendar, este procedimento pode apertar a pele e as faixas implícitas do pescoço, devolvendo seu pescoço à sua antiga glória de cisne. Como este é um procedimento cirúrgico, há mais tempo de repouso e recuperação, mas pode ser a melhor opção e lhe proporcionar o melhor e mais duradouro resultado.

Agora você sabe tudo o que precisa sobre o pescoço de texto. Mas se o excesso de enrugamento e flacidez associado a todo esse uso do telefone o está deixando para baixo, sugerimos que gire o pescoço em direção ao celular e marque uma hora para conversar conosco!

E agora, deixe o telefone um pouco de lado, encontre outros interesses e preserve seu pescoço!

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma