Cirurgia plástica em tempo de pandemia. É seguro?

Precauções de segurança em cirurgia plástica na era do coronavírus

Embora muitos tenham ajustado seu dia-a-dia na esteira da pandemia da COVID-19, o interesse pela cirurgia plástica foi apenas temporariamente amortecido.
De acordo com o Google Trends, buscas como cirurgia plástica, lipoaspiração e mamoplastia de aumento mergulharam durante o período de paralisações nos Estados Unidos, mas as consultas já se recuperaram, e na verdade aumentaram mais agora do que no ano anterior.

Cirurgia plástica durante uma pandemia

Quer você esteja considerando sua primeira cirurgia estética, quer simplesmente esteja pronto para voltar para outro procedimento, os pacientes devem procurar cirurgiões plásticos que sigam os mais altos padrões de saúde e segurança para seus pacientes, seu pessoal e para si mesmos.

Para facilitar a reabertura segura dos consultórios médicos, as sociedades médicas forneceram aos cirurgiões plásticos uma extensa lista de recomendações que ajudarão a garantir que todos permaneçam saudáveis.

Diretrizes governamentais e regulamentares

Os pacientes devem procurar cirurgiões plásticos que sigam de perto as diretrizes do Ministério da Saúde, secretarias de saúde estaduais e municipais, bem como os regulamentos emitidos pelo governo federal para consultórios, clínicas e hospitais.

Protocolos de segurança para consultórios

– Evitar levar acompanhantes nas visitas ao consultório
– Limitar as visitas ao consultório, optando por telemedicina e consultas virtuais, se possível
– Realização de triagem para COVID-19 do pessoal e dos pacientes, incluindo triagem de sintomas respiratórios, viagens e exposição potencial antes da entrada na clínica. Se você apresentou sintomas respiratórios nos últimos 14 dias, deve informar o estabelecimento de saúde.
– Seguir as diretrizes de distanciamento social, reduzindo o número de pacientes na recepção
– Uso correto de equipamento de proteção pessoal como máscaras
– Implementação de uma limpeza e higienização entre as visitas dos pacientes

Ambientes cirúrgicos adequados

Você deve buscar instalações hospitalares que se adequem às exigências dos órgãos regulatórios de saúde e priorizem uma cultura geral de segurança.
Com o apoio adequado, os pacientes podem se sentir confiantes de que sua equipe cirúrgica tem sua segurança em mente e de que não serão assumidos riscos desnecessários.

Atingir a confiança durante a COVID-19

Mesmo durante a COVID-19, é possível programar com segurança um procedimento de cirurgia plástica com um cirurgião certificado que se preocupa com sua saúde e felicidade, e que será responsável em ajudá-lo a atingir seus objetivos estéticos com segurança.

 

Fonte : Site Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS)

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma