“Minha prótese de mama é daquelas que não precisa ser trocada!”. Mas será que isso é verdade?

Esse é um pensamento muito comum entre as pacientes que tem silicone e que precisa ser esclarecido.

Embora as próteses de mama sejam bastante seguras, e não tenham um prazo específico para troca, a idéia de que duram para sempre ou de que não precisam ser acompanhadas gera bastante confusão entre as pacientes.

Com os avanços da tecnologia e a sofisticação que a cirurgia plástica vivenciou nos últimos anos, cada vez mais mulheres estão recorrendo a procedimentos cirúrgicos.
A colocação prótese mamária é uma alternativa eficaz, segura e que vem ajudando muitas mulheres a recuperarem sua autoestima.

As cirurgias de mama já passaram à frente da lipoaspiração e do lifting facial. O fato é que muitas mulheres compartilham de uma mesma dúvida: será que as próteses são permanentes? No artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre esta questão entre outras dúvidas pertinentes ao assunto.

O que acontece se não trocar as próteses de mama?

Se uma prótese de silicone não for trocada e eventualmente romper, o gel do silicone ficará restrito a área do implante, em geral não há dor, nem alterações perceptíveis na pele. Porém as rupturas podem causar “irritação” e inflamações na local do implante. Com isso, poderá haver uma contratura capsular ao redor do implante com o passar do tempo.

Quais os principais cuidados após a troca da prótese?

A troca geralmente é uma cirurgia um pouso mais laborativa que a primeira cirurgia, é frequente a necessidade de colocação de dreno e o tempo de repouso pode ser estendido. Após a troca, é necessário tomar alguns cuidados no período pós-operatório:

  • Não deitar sobre os seios;
  • Evitar levantar os braços acima da altura dos ombros;
  • Evitar esforços sem necessidade e a exposição aos raios solares para não estimular o desenvolvimento de manchas na região operada.

É importante frisar que por mais que a colocação de prótese de mama seja segura e duradoura, ela não tem duração permanente. A paciente deve “monitorar” os implantes regularmente. Orientamos exames das mamas 3 anos após a cirurgia. Após esse prazo os exames devem ser bianuais!

As próteses tem uma média de durabilidade de 15-20 anos, dependendo da geração e da marca do implante. Isso quer dizer que nesse prazo é esperado que o material sofra desgaste e eventualmente rompa. Por isso, orientamos que as pacientes programem as trocas entre 10 e 15 anos para evitar a ruptura espontânea.

A idéia de que existe uma “marca” de prótese que dura “para sempre” ou que dispense troca, é comum entre as mulheres! Por isso, vamos repetir: NENHUMA MARCA DE PRÓTESE DE MAMA DURA PARA SEMPRE!

Além da ruptura, podem ocorrer outros eventos que precipitem uma revisão cirúrgica da prótese de mama: deslocamento, “animação”, mal posicionamento, contratura capsular severa, seromas tardios, entre outros. Por isso, é importante fazer acompanhamento dos seus implantes.

Exames como ultrassom, mamografia e ressonância magnética fazem parte da vida das pacientes que realizaram a cirurgia de colocação de implante de silicone e devem ser realizados regularmente para verificar a condição das próteses mamárias e também para garantir a saúde da paciente.

Além disso, as próteses também podem sofrer ruptura devido a um acidente automobilístico ou em caso de traumas severos. Nesses casos, mesmo que não haja danos visíveis ou perceptíveis, é recomendado fazer um exame na mama de imediato.

Revisão de prótese de mamas em Criciúma

Se você deseja maiores informações, ou pretende realizar uma cirurgia plástica, entre em contato com a Clínica Belvivere. A clínica, localizada em Criciúma, possui infraestrutura completa. Entre em contato conosco para maiores informações clicando no botão do Whatsapp abaixo.

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma