Usar sutiã evita que as mamas caiam?

“Se não queres que as tuas mamas atinjam os joelhos aos 30 anos, use sempre um sutiã, mesmo para dormir”, essa fala é da atriz Halle Berry de Hollywood. Essa crença não é uma exclusividade dela.. várias pacientes também pensam assim. Costumo ouvir essa pergunta com bastante frequência nos retornos, principalmente de paciente que realizaram cirurgia de prótese de mama.
Costumo explicar para as pacientes que as mamas mudam independente do uso ou não do sutiã.
Fatores como envelhecimento, variações de peso, gravidez, amamentação e a própria menopausa são as principais causas de flacidez e queda mamária. Na verdade, o que o sutiã faz é segurar as mamas e criar uma forma e aspecto mais desejado porém ele não impede a queda. Ao contrário, um trabalho francês até sugeriu que o uso constante do sutiã poderia piorar a flacidez das mamas por enfraqueceria seu tecido de suporte porém isso também não ficou provado.

O uso de top na academia evita piora da flacidez

A única exceção são os tops de academia! Sabe aqueles tops que utilizamos para prática de atividade física, então na prática de exercícios aeróbicos de alto impacto e corridas os seios se movimentam bastante e com tempo isso realmente pode piorar a flacidez mamária. Então uso de tops que mantenham a mama em sua posição durante a prática de atividade física podem evitar a piora da flacidez mamária.

Não há exercícios para “melhorar” a flacidez das mamas

Nem todas as flexões no mundo poderão melhorar a queda das mamas. Uma vez que os seios são feitos de tecidos moles e não de músculo não há nada para apertar e tonificar esses tecidos. Mas os exercícios peitorais podem ajudar a melhorar o aspecto da sua área peitoral, fortalecendo os ligamentos circundantes, incluindo os ligamentos de Cooper, que fornecem sustentação ao tecido mamário.

A gravidez piora a queda das mamas

Um estudo publicado em 2008 no Aesthetic Surgery Journal concluiu que a gravidez é uma das grandes vilãs da ptose das mamas (ptose é um nome técnico para queda). O aumento de peso durante a gravidez pode causar estiramento dos ligamentos, o que pode levar à flacidez e queda. Embora não se possa evitar a flacidez por completo, pode-se minimizá-la, assegurando um aumento de peso relativamente saudável quando se está grávida.

Fumar e bronzear afetam o aspecto das mamas

O excesso de exposição solar o é um fator de risco significativo para a queda de mama, de acordo com o estudo de 2008 acima mencionado. O mesmo se pode dizer de qualquer hábito de estilo de vida que induza a quebra o colágeno da pele, como fumar ou ter uma dieta pobre em nutrientes e rica em gordura.

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma