Qual o tamanho ideal da Prótese de Mama?

  • Blog da mama
unnamed

Se você está pensando em fazer uma cirurgia de prótese de mama, saiba como escolher o tamanho de implante mais adequado.

É muito comum as mulheres chegarem no consultório com expectativas exageradas. Na verdade, não é preciso colocar próteses muito grandes para ter seios firmes e elevados.
Próteses exageradas, que sejam muito superiores ao tamanho natural dos seios pode acabar prejudicando não só na sustentação, quanto a anatomia das mamas que podem levar a uma perda na sensibilidade do mamilo e formação de estrias.

HÁ MANEIRAS MUITO EFICAZES DE ESCOLHER O TAMANHO DE SEU IMPLANTE.

Escolher o tamanho certo de implantes é importante – mas não precisa ser estressante. Ao seguir daremos dicas para escolher o tamanho e forma de prótese mais adequado para seu corpo.

CONSIDERE AS MEDIDAS DA SUA MAMA.

A ESCOLHA DOS IMPLANTES é baseada essencialmente em medidas da mama, diâmetro do tórax, porte físico e expectativa da paciente.

Na Clínica Belvivere utilizamos a metodologia HIGH FIVE. Esse sistema de avaliação da mama pode ser realizado rapidamente e contempla a avaliação alguns parâmetros:

  • 1. o diâmetro da base da mama
  • 2. cobertura tecidual da mama
  • 3. Excesso/ distensão da pele
  • 4. Posição do sulco inframamário

A largura da base mamária, talvez seja a medida mais importante para determinação do volume do implante. Essa medida é realizada a partir da borda paraesternal à porção mais lateral da mama. É de suma importância se atentar à essa medida para um resultado harmônico, e evitar complicações indesejáveis, como

A espessura do pinçamento cutâneo, avalia a cobertura de tecido mamário que a paciente possui para recobrir o implante. Um parâmetro importante para avaliar o plano de implantação da prótese: subglandular, subfascial, plano duplo ou submuscular. Pacientes que possuem pouca cobertura tecidual, caso optem pelo plano subglandular podem evoluir com implantes com ondulações mais evidentes, denominado rippling.

A elasticidade da pele contribui também para a determinação do volume final. Pois, cada pele pode ter uma estrutura diferente ao receber a prótese. Trata-se de uma medida do invólucro de pele. Pacientes com grande flacidez de pele podem não serem candidatas apenas ao implante de prótese, mas sim de uma combinação de mastopexia com implante, que seria a retirada do excesso de pele associada à colocação dos implantes.

A distância do mamilo ao sulco inframamário, avalia a flacidez de pele e fornece informações sobre o planejamento da incisão e do tipo de implante.

O processo High Five nos permite planejar de maneira individualizada a cirurgia, adequando o volume do implante às dimensões mamárias da paciente. O intuito é proporcionar um melhor resultado estético e diminuir o risco de complicações e reintervenções.

CONSIDERE SUA ESTRUTURA CORPORAL

Altura, peso, largura dos ombros, largura do quadril e volume atual dos seios ao escolher os implantes do tamanho certo para seu corpo.

O CONDICIONAMENTO FÍSICO É UM FATOR

Se você é um corredor ou um atleta, evite implantes tão grandes que interfiram na sua rotina de atividade física.

A IDADE É IMPORTANTE

Como os seios crescem e encolhem durante e após a gravidez, pode ser sábio esperar para receber implantes até depois de ter filhos para evitar uma cirurgia adicional para recuperar a aparência que você deseja. Também é importante considerar o tamanho dos seios que terá melhor aparência a longo prazo, e não apenas no momento. À medida que você envelhece, os seios naturalmente caem e parecem mais planos no perfil. Implantes grandes e pesados podem causar uma flacidez extra, pois os ligamentos que suportam os seios perdem elasticidade.

NÃO SE FIXE NO TAMANHO DO SUTIÃ

O tamanho do sutiã é uma medida subjetiva. Todos usam seus sutiãs de maneira diferente, e os tamanhos variam entre os fabricantes.

“O CÉU NÃO DEVE SER O LIMITE”

Implantes que são muito grandes parecerão menos naturais e arredondados, e podem até “romper” a estrutura da mama. Eles sofrem mais mudança com o envelhecimento. Mas mais importante, selecionar um implante que seja grande demais para seu tecido mamário aumenta significativamente o risco de complicações. Pode ocorrer flacidez do implante, afinamento do tecido mamário, ondulações sob a pele e envelhecimento prematuro dos seios. O peso extra também pode levar à complicação de “ bottoming out”, onde os implantes “caem” abaixo do sulco inframamário natural.

OUÇA O SEU MÉDICO!

Algumas mulheres que optam por implantes ficam presas em “aproveitar seu dinheiro”, escolhendo tamanhos grandes de prótese. Embora a escolha de um tamanho de implante deva ser uma colaboração entre você e seu cirurgião, é importante ouvir o que eles têm a dizer sobre sua escolha. Se eles não concordarem, considere cuidadosamente suas razões.

O objetivo da maioria dos cirurgiões é fornecer resultados de aparência natural que sejam proporcionais à forma e ao tamanho de seu corpo. Trazer fotos de revistas ou estudar fotos antes e depois pode ajudar. Se você comunicar claramente o que deseja, o cirurgião poderá compreender melhor como alcançar os resultados desejados.

Essa matéria foi escrita com colaboração do Dr Eduardo Favarin e da Dra June Favarin, e como você percebeu há muitos fatores importantes a considerar ao escolher o tamanho do implante, desde o estilo de vida até a idade e a forma do seu corpo. Normalmente não há uma escolha “perfeita”, mas uma gama de tamanhos, formatos e texturas que funcionarão melhor!

Cirurgia de prótese de mamas em Criciúma

Se você está interessada em realizar uma cirurgia de mamas, em Criciúma a Clínica Belvivere conta com os especialistas Dra. June e Dr. Eduardo Favarin, ambos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Os médicos estão em frequente atualização, participando de congressos no Brasil e no exterior, sempre trazendo para criciúma o que há de melhor em Cirurgia Plástica.

2

Se gostou dessa postagem, clique no coração!

Colunista

Dra. June Favarin
Cirurgia Plástica
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mestre em Cirurgia Plástica pela EPM-Unifesp. Pós-graduação no Hospital Albert Einstein

Siga-me

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Notícias relacionadas

3

min de leitura

Agende seu horário

Siga-nos no instagram

Utilize a hashtag #euebelvivere para sua foto aparecer aqui

[insta-gallery id="2"]
Cirurgiões Plásticos em Criciúma

Nos acompanhe no Telegram

Clique aqui para ter acesso ao nosso diário de cirurgia plástica com conteúdos exclusivos

Belvivere no Spotify

Clique aqui e tenha acesso a dicas valiosas sobre cirurgia plástica

Belvivere Cirurgia Plástica em Criciúma. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

whatsapp-icon