Que a vida é um agito e não demos conta de tudo a gente já sabe. Para alguns uma ida ao supermercado vale o mesmo que uma sessão de terapia, para outros é a necessidade mais torturante de uma casa. Mas o que todos concordamos é que queremos sair de lá com carrinhos abarrotados gastando o mínimo possível. Porém preciso lembrar que isso é praticamente impossível, a não ser que você esbarre com o Aladin, sua lâmpada mágica e três desejos.
Meu intuito é te ajudar a economizar. Vamos lá?
Acho que uma boa dica para começar é montar o cardápio semanal. Com esse planejamento você saberá exatamente quais itens serão necessários às suas receitas. Este controle facilitará muito sua gestão da despensa e trará outro benefício: não precisando decidir o que preparar para o almoço, às pressas, conseguirá pensar com mais calma e seu leque de opções de receitas diversificadas e deliciosas aumentará consideravelmente.
Outro passo que não pode ser esquecido é, antes de sair de casa, verifique sua despensa, item por item, o que você tem e o que está faltando. Para fazer isso é necessário que a pessoa responsável pelas compras conheça os hábitos alimentares da família. Porque assim será fácil discernir entre ter apenas um vidro de pimenta no armário e considerá-lo demais e ter cinco quilos de arroz e saber que será insuficiente para o período.
Outra maneira fácil e bastante prática de montar a sua lista de compras é, à medida, que os itens forem acabando, ou melhor ainda, quando você tiver aberto a última embalagem, acrescente-o a sua lista. Por isso deixe um bloquinho de anotações (papel e caneta), ou um aplicativo em seu smart phone se ficar mais fácil para a sua rotina e de sua casa, para essa atividade.
Outra coisa que você pode fazer é dividir sua lista em seguimentos: crie uma coluna onde irá anotar produtos alimentícios subdivididos em mercearia, outra coluna para os itens de higiene e limpeza, carnes e frios no próximo espaço e assim sucessivamente. Com essa organização, você evitará ficar dando voltas à toa no supermercado, consequentemente ganhará tempo, não esquecerá itens necessários e não comprará supérfluos.
Munido de sua lista, dirija-se ao supermercado de sua preferência. Como os itens estarão anotados e categorizados, mesmo que você passe em todos os corredores, isso ajudará a evitar os excessos e também os esquecimentos. Para definir as quantidades é interessante mensurar com que frequência você fará suas compras.
Outro fator a ser lavado em conta, é que atualmente os mercados têm feito promoções do tipo “compre um leve dois”. Porém, isso só é realmente vantajoso se você tiver noção de quanto tempo levará para consumi-lo, do contrário, podem representar alguns reais indo para o lixo.
Com as compras realizadas é o momento de chegar em casa e guardá-las nos devidos lugares. E esse momento é fundamental para ajudar na economia, no controle e minimizar desperdícios.
Na sua despensa, crie categorias de produtos, acomodando os semelhantes juntos. Coloque os pacotes de arroz juntos, faça uma categoria para as massas, óleos, temperos, condimentos, tudo de acordo com os hábitos alimentares de quem vive ali. Mas, o pulo do gato está em quando for guardar os itens. Traga para a frente da prateleira os itens que já estavam na sua casa. Os recém comprados, que supõem-se que as datas de validade sejam mais distantes, você coloca no fundo do armário ou num local de menor visibilidade, assim você induzirá o consumo desse produto mais antigo antes dos demais do mesmo tipo. Esse é um dos princípios contábeis o PEPS – primeiro que entra primeiro que sai.
E lembre-se: de nada adianta ser super contido durante as compras, optar por itens mais baratos, observar as promoções, se toda essa dedicação não continuar na gestão e forma de guarda dos seus itens.
Depois que você aplicar essa dinâmica garanto que economizará com idas ao mercado, terá menos desperdício e poderá presentear-se com itens diferenciados que, talvez, em outros momentos não coubessem no seu orçamento. O planejamento e o controle fazem parte de uma organização prática, que funciona e que te auxilia na economia.
Assim o desejo de esbarrar com o Alladin será cada vez mais apenas um sonho!