Birras da infância: uma nova forma de entender e lidar que fará toda a diferença!

É uma fase que a criança está desenvolvendo e experimentando novos sentimentos e que por ainda não saber como resolver algumas situações, manifesta a birra.

Mamãe, o que vou te contar você provavelmente nunca ouviu sobre birras! As birras são esperadas e bem-vindas! Isso mesmo! As birras iniciam por volta dos 2 anos e costumam durar até 4 anos. São a confirmação de que o desenvolvimento infantil da sua criança está adequado, pois fazem parte do desenvolvimento da criança.

Compartilhamos com você algumas formas de como lidar de acordo com as principais causas:

  • Existem 3 principais gatilhos para as birras: fome, sono e pressa. Entenda os sinais de sono e fome da criança e elabore as rotinas de alimentação e sono antes da criança sentir fome e sono. Combata a pressa com organização e planejamento da rotina;
  • Coloque-se no lugar da criança (uma simples atividade para um adulto como não conseguir montar um brinquedo, para uma criança pode ser um grande problema). Ser próximo com palavras de estímulo e compreensão ajudam muito;
  • Abaixe e olhe nos olhos da criança;
  • Desvie o foco da situação e chame atenção para outra coisa;
  • A “linguagem” da criança é o lúdico. Não adianta tentar convencer a criança usando a lógica. Ex: Se a criança não quiser tomar banho, pergunte se ela quer dar banho em um boneco ou pergunte quem chega primeiro no banheiro.

A birra nunca é falta de educação. Faz parte do processo de desenvolvimento cerebral da criança e por isso cabe aos adultos entenderem suas causas e interagir da maneira mais apropriada.

 

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma