Prós e contras da escova progressiva.

Muitas mulheres procuram cabelos práticos e saudáveis. As escovas progressivas são uma das principais alternativas quando as pessoas procuram cabelos alinhados, fáceis de arrumar e hidratados.

A progressiva tem esse nome pelo efeito gradativo que traz aos cabelos, deixando-os mais lisos a cada aplicação.

A técnica de alisar o cabelo é muito utilizada pelas mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos, afinal, a progressiva consegue deixar os fios com essas curvaturas alinhados, sem volume e com o frizz controlado.

O que é escova progressiva?

A escova progressiva é um procedimento químico que alisa os cabelos gradativamente, diminuindo o volume, frizz, ondulações e até o ressecamento.

Há pouco tempo atrás a escova progressiva incluía uma grande quantidade de formol na composição, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu que o ingrediente apresentava riscos à saúde e determinou que apenas 0,2% deste elemento deveria ser usado nos procedimentos.

Atualmente as progressivas são praticamente sem formol na fórmula, devendo ser aplicada novamente a cada dois meses para continuar apresentando um resultado significativo.

Geralmente, as escovas progressivas também possuem queratina e cremes emolientes que ajudam na saúde, hidratação e restauração das mechas.

Quais os cuidados antes da escova progressiva?

  1. Antes de fazer a escova progressiva muitos cuidados devem ser tomados, dado que a técnica trata-se de uma mudança de estrutura dos fios que é irreversível e pode causar danos ao cabelo.
  2. O primeiro passo antes de realizar o procedimento é procurar um profissional de confiança, pois você nunca deve fazer uma escova progressiva sozinha (o) na sua casa. Certifique-se com o profissional sobre o uso de formol na fórmula do creme alisante, já que muitos cabeleireiros ignoram a proibição do uso excessivo do elemento.
  3. O segundo cuidado que deve ser tomado antes de aplicar a química nos fios é a respeito da realização do teste de mecha. Ele é o único procedimento capaz de determinar se o cabelo está forte e saudável para passar pelo processo.
    Faça uma reconstrução capilar na semana anterior à escova progressiva.
  4. Faça uma lavagem profunda antes da aplicação do produto, de preferência com um shampoo antirresíduo.

Quais os cuidados depois da escova progressiva?

Os cuidados posteriores à escova progressiva são quase os mesmos para quem realiza outras técnicas de alisamento.

  1. Evite lavar o cabelo todos os dias, isso pode fazer o efeito do produto sair mais rápido.
  2. Utilize sempre shampoo com pH neutro e sem sal.
  3. Faça um cronograma capilar completo no mês em que realizar o procedimento.
  4. Use produtos indicados para cabelos quimicamente tratados.

Quais são os prós e contras da escova progressiva?

A escova progressiva é uma maravilha nas primeiras aplicações, não é verdade?! Contudo, com o passar do tempo, o ressecamento e a fragilidade dos fios podem aparecer.

A progressiva consegue atribuir aos cabelos tudo que promete nos primeiros meses, ou seja:

  • Cabelos alinhados
  • Lisos
  • Sedosos
  • Brilhantes
  • Macios
  • Emolientes
  • Livres de frizz

Porém, com o passar do tempo, se os cuidados com os cabelos quimicamente tratados não forem tomados adequadamente, os resultados podem mudar, apresentando:

  • Ressecamento
  • Oleosidade
  • Embaraço
  • Opacidade
  • Pontas duplas
  • Elasticidade
  • Fragilidade

Para evitar que o cabelo se danifique com o uso excessivo do produto é preciso se atentar e usar linhas de tratamento indicadas para cabelos quimicamente tratados. Além disso, a reconstrução capilar deve fazer parte da rotina dos cabelos com química.

ESPERO TER AJUDADO!

TEXTO FEITO POR: https://salonline.com.br

ACESSE NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rosanehairstylist/

Clínica de Cirurgia Plástica em Criciúma