• Home
  • Posts
  • Ninfoplastia: Entenda tudo sobre cirurgia que mais cresce no mundo feminino

Ninfoplastia: Entenda tudo sobre cirurgia que mais cresce no mundo feminino

  • Beauty tudo
  • , Destaque
  • , Saúde
ninfoplastia-

O procedimento consiste na redução de tamanho dos lábios vaginais

As mulheres se preocupam diariamente com alterações anatômicas e funcionais na região íntima. Nos últimos anos, o tema vem deixando de ser tabu entre amigas e ganhando cada vez mais espaço em consultórios médicos.

Um dos procedimentos tradicionais é a ninfoplastia, conhecido também como labioplastia, que consiste na redução de tamanho dos lábios vaginais. As razões para se submeter ao procedimento variam muito. Parte das mulheres vai pela questão estética, outra, por problemas funcionais, uma terceira parte, por uma combinação de fatores.

A utilização do laser de CO2 é uma das razões para o sucesso de plásticas íntimas dos últimos anos, apesar da cirurgia convencional ter as mesmas vantagens. De acordo com a Dra June Favarin, o laser é uma nova tecnologia que torna o procedimento menos traumático e reduz a recuperação pós-operatória.

Durante muitos anos a realização da cirurgia íntima foi cercada de preconceitos, no entanto essa percepção foi superada devido aos benefícios estéticos e emocionais relacionados ao procedimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o Brasil é o país que mais realiza a cirurgia íntima, sendo que só em 2016 foram feitos mais de 25 mil procedimentos, indicando uma superação do antigo preconceito com a técnica.

 

Para quem a cirurgia íntima é indicada?

As mulheres que têm os lábios hipertrofiados e se queixam de sensibilidade ao usar roupa íntima ou de dores durante o sexo têm indicação para a cirurgia. “O maior cuidado é orientar as que buscam uma fantasia, do lábio rosado e perfeito”, afrma Dra June. 

Uma das principais recomendações da cirurgia íntima é para casos estéticos nos quais a mulher sente-se incomodada com a aparência dos lábios vaginais diante do parceiro ou na relação sexual. Outra ocorrência é a dificuldade de higienização devido ao tamanho dos lábios, causando acúmulo de secreções e urina que pode ocasionar infecções frequentes, como por exemplo, a candidíase.

Outra indicação da ninfoplastia são os casos em que o tamanho dos lábios vaginais prejudicam ou causam dor durante as relações sexuais. Eles podem dobrar-se para dentro da vagina durante a penetração e, inclusive, causar pequenas lesões.

Portanto, existem recomendações estéticas relacionadas à cirurgia íntima, entretanto, existem também indicações devido às questões físicas e relacionadas à saúde da mulher.

 

O procedimento

Geralmente utiliza-se a anestesia raqui ou peridural com sedação para que a paciente fique desacordada durante a cirurgia. No procedimento, o cirurgião plástico retira parte dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas com um tamanho mais adequado.

A quantidade retirada depende da avaliação prévia do médico, visto que ele balanceará entre um resultado esteticamente agradável, mas preservando as funções dos pequenos lábios para proteção da vagina.

Após a reconstituição são dados os pontos absorvíveis, de forma que eles não precisam ser retirados posteriormente. A técnica pode ser realizada em cerca de 40 minutos e a paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Os cuidados no pós-operatório:

Apesar de ser um procedimento rápido, com alta hospitalar no mesmo dia e uma discreta cicatriz, existem diversos cuidados que devem ser adotados no pós-operatório da cirurgia íntima para minimizar riscos. Conheça eles a seguir!

 

Relações sexuais

As relações sexuais só podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após o procedimento que é quando os pontos já estão mais resistentes e a região cicatrizada, evitando o rompimento.

 

Repouso e retorno das atividades

O pós-operatório da cirurgia é tranquilo. É recomendado ficar em casa nos  primeiros sete dias, até a que a fase inicial da cicatrização tenha terminado. Como é uma área muito sensível, ela pode inchar bastante caso o repouso não seja respeitado.

 

Exercícios físicos

Os exercícios físicos podem ser realizados quatro semanas após o procedimento, no entanto, devem ser evitadas atividades que pressionam a região, como andar de bicicleta, por exemplo.

 

Sensibilidade

A sensibilidade é completamente preservada, voltando ao normal após 30 dias.

 

Higienização

A higienização deve ser seguida com rigor, mantendo a região operada sempre limpa. Após a higiene, recomendamos o uso de uma pomada antisséptica. Esse cuidado deve ser feito durante sete dias a cada ida ao banheiro.

 

Menstruação

A paciente não deve estar menstruada para realização do procedimento. O recomendado é realizar a cirurgia logo após a última menstruação. Caso ela ocorra, deve-se evitar o uso de absorvente interno.

 

Roupas

Por 30 dias a mulher deve usar calcinhas largas e de algodão, juntamente com roupas confortáveis que mantenham a região íntima arejada para favorecer a cicatrização.

 

Outros cuidados

  • Evitar esfregar o local da cirurgia causando atrito;
  • Não fazer exercícios físicos ou esforço;
  • Não usar roupas apertadas;

Com esses cuidados a expectativa é que a ninfoplastia cicatrize melhor e em menos tempo, reduzindo as chances de  incômodos relacionados com o pós-operatório do procedimento.

 

1

Se gostou dessa postagem, clique no coração!

Colunista

Dra. June Favarin
Cirurgia Plástica
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mestre em Cirurgia Plástica pela EPM-Unifesp. Pós-graduação no Hospital Albert Einstein

Siga-me

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Notícias relacionadas

5

min de leitura

3

min de leitura

Agende seu horário

Siga-nos no instagram

Utilize a hashtag #euebelvivere para sua foto aparecer aqui

Cirurgiões Plásticos em Criciúma

Nos acompanhe no Telegram

Clique aqui para ter acesso ao nosso diário de cirurgia plástica com conteúdos exclusivos

Belvivere no Spotify

Clique aqui e tenha acesso a dicas valiosas sobre cirurgia plástica

Belvivere Cirurgia Plástica em Criciúma. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

whatsapp-icon