Devo fazer drenagem linfática após a cirurgia?

  • ABC da Abdominoplastia
  • , Beauty tudo
drenagem-linfatica

A drenagem linfática manual (DLM) e uma técnica de massagem que utiliza movimentos suaves, lentos e intermitentes que estimula o sistema linfático, ajudando o organismo a eliminar líquidos e toxinas do corpo, reduz a retenção de líquido, ativa a circulação sanguínea, auxilia no combate à celulite e promove um relaxamento corporal.

Quando o corpo é submetido a uma cirurgia, ao descolar ou cortar o tecido, células e vasos sanguíneos se rompem ocorrendo um acúmulo de sangue e secreções, resultando no aumento do inchaço do corpo.

A DLM vai mobilizar o sistema linfático, retirando os líquidos acumulados em determinadas regiões, melhorando a circulação e a oxigenação local, nutrindo os tecidos, acelerando o processo de cicatrização, aumentando a absorção dos hematomas e das equimoses, além de estimular o retorno da sensibilidade local. Sendo assim, a drenagem linfática vai ajudar na eliminação dos líquidos e toxinas acumulados além de acelerar a recuperação e ajudar no alivio da dor.

É um procedimento seguro que pode ser realizado 24 h após a cirurgia. Porém é muito importante que o profissional tenha um amplo conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema linfático além de domínio da técnica de drenagem linfática para que esta seja realmente efetiva e contribua com a recuperação e a satisfação dos resultados estéticos.

Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, menor será o acúmulo de líquidos, menor a probabilidade de formação de seromas, fibroses e mais rápida a recuperação destes pacientes, além de promover bem estar ao paciente, atuando no alivio da dor e do desconforto causado pelo edema (inchaço). É essencial que o profissional que irá acompanhar o pós operatório esteja em contato com o cirurgião responsável, pois um trabalho em conjunto trará mais segurança e benefícios ao paciente.

Cirurgias plásticas Criciúma

Se você deseja mais informações ou se pretende realizar uma cirurgia plástica em Criciúma, entre em contato com a Clínica Belvivere. Estamos à disposição para esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas. Para isso, basta clicar no Whatsapp abaixo.

 

*As opiniões expressas nesta matéria não necessariamente refletem a opinião da Clinica Belvivere. Seu conteúdo é de total responsabilidade do autor.

0

Se gostou dessa postagem, clique no coração!

Colunista

Dra. Franciele Favarin Pescador Cirimbelli
Fisioterapeuta
Possui graduação em Fisioterapia pela UNESC (2006) e aperfeiçoamento em pré e pós operatório de cirurgia plástica, reparadora e vascular.

Siga-me

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Notícias relacionadas

6

min de leitura

5

min de leitura

Agende seu horário

Siga-nos no instagram

Utilize a hashtag #euebelvivere para sua foto aparecer aqui

[insta-gallery id="2"]
Cirurgiões Plásticos em Criciúma

Nos acompanhe no Telegram

Clique aqui para ter acesso ao nosso diário de cirurgia plástica com conteúdos exclusivos

Belvivere no Spotify

Clique aqui e tenha acesso a dicas valiosas sobre cirurgia plástica

Belvivere Cirurgia Plástica em Criciúma. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

whatsapp-icon