A Organização Interfere na sua Vida?

  • Comportamento
23884E2F-E32D-4711-BE0A-71167BF01FF0

 

Olá, eu sou a Lane Da Boit, personal organizer, organizada desde a infância, mulher, mãe, empreendedora, esposa, filha, amiga, irmã, cheia de atribuições, assim como várias mulheres polivalentes. Sou apaixonada por viagens, adoro conhecer lugares e experimentar novos sabores.

A partir de agora teremos alguns momentos juntos neste espaço. Por aqui, poderemos trocar experiências da vida cotidiana, desde dicas de organização, até inspiração para mesa-posta para um jantar romântico, por exemplo.  Para isso, tenho me dedicado à busca constante de aperfeiçoamento, participando de eventos a nível nacional (que neste ano estão apenas na modalidade on line), ministrando workshops e buscando na literatura o aprendizado constante necessário no que tange ao tema organização. Diferentes técnicas e soluções para bagunça do cotidiano, irão contribuir para você ser mais organizado, afinal, dar conta de tantas demandas, não é fácil, mas também não é impossível. Está na hora de você ter tempo para dedicar-se a si, a um hobby, praticar uma atividade ou até mesmo ao ócio, por que não? Por isso, tenho certeza, a organização em diferentes níveis e aspectos na sua vida farão toda a diferença.

Me conta, você sabe o que é organização e como ela interfere na sua rotina?

Organização é conhecer-se, é saber que se não dermos conta de tudo, está tudo bem, é saber delimitar quais são suas prioridades, é saber dizer o “não” sem sentir-se culpado, é fazer escolhas que estejam em concordância com você, com aquilo que faz bem a você (e olha que isso não é egoísmo. Mas isso é assunto para outro momento), é manter na vida somente o que te faz bem, seja de: coisas, hábitos, pessoas, sentimentos…

Você já decidiu que quer mudanças, então por onde começar? Você já sabe o que vai e o que fica? Acredito que esse seja o passo mais importante e o que te trará os melhores resultados. Mas se ainda não conseguiu fazer sozinha, não tem problema. É um exercício, e como tal, precisa de prática. Com o tempo você pega o jeito. Por ora, vamos juntos? Vou ajudar num passo-a-passo prático.

Somente sua decisão de começar e o reconhecimento do quanto isso é importante, já é um grandioso passo, por isso, atenha-se a ele e só depois que estivermos craques é que partiremos para o próximo nível.

Estabeleça um tempo, que pode ser pequeno inicialmente, de quinze a trinta minutos por dia. Neste momento, foque apenas naquilo que deseja organizar, pode ser o pensamento ou a gaveta. Mantenha a calma! A desordem não apareceu do nada, logo você não deve querer e nem fazer tudo agora. A organização é uma atividade que pode sim levar tempo, por outro lado ela é mega prazerosa.

Sou defensora dos processos alinhados e rotina, então minha proposta é que você crie um passo a passo dentro da sua rotina, da sua realidade, que não é igual a sua amiga, mas que devem conter: a separação de itens, o descarte, a organização e identificação, manutenção e revisão.

Já que estamos falando em jogar fora o que não tem serventia, nada de organizar tralha. Ponha a mão na consciência, ao iniciar essa etapa você se deparará com coisas que nem lembrava sequer da existência há anos, então mãos à obra e faça doações de itens que não servem para você, estão ocupando um espaço que você não dispõe, mas farão uma tremenda diferença na vida de outras pessoas. Olha que bacana poder ajudar-se e ajudar outras pessoas.

Dentre os itens sem uso para você, provavelmente também teremos alguns que nem para doações são possíveis, então, lixo neles! Ah, mas você encontrou coisas que podem ser consertadas? Que ótimo! Crie um local que você coloque estes objetos e que te incomode tanto ou atrapalhe que você não tenha outra atitude se não consertar de uma vez. Porque digo a você: se guardar e deixar para fazer isso depois, voilá, nunca mais o negócio toma jeito.  😕

Já se desfez do que não te cabe mais? Vamos juntar as famílias que ficaram?

Reúna objetos iguais ou com funcionalidades semelhantes. Essa dica é válida para qualquer espaço a ser organizado. Quer ver? Se você estiver organizando suas roupas, coloque calças juntas, camisetas com camisetas. Está na cozinha? As travessas devem ficar juntinhas, os copos, nada de misturá-los com as panelas, canetas misturadas às toalhas, também não. Depois dessa primeira unificação, é importante refinar o processo. Separe cada categoria por tipo. De todo o universo de suas calças, distribua o que é jeans, flare, alfaiataria, pantacourt, entre outras. Isso vai variar de acordo com sua realidade, a premissa é deixar tudo, de diferentes estilos, o mais separado possível, ou seja, sem misturas a manutenção da ordem nos espaços ficará mais fácil.

Depois de realizada essa categorização é o momento de organizar seu acervo no espaço disponível. É necessário avaliar a quantidade de peças versus o tipo de mobília para decidir qual o espaço acomodar priorizando a praticidade voltada para sua rotina.

Outro passo importante para a manutenção da ordem é a identificação. Com o auxílio de etiquetas nomeie o que deve ser acomodado em cada cantinho, logo não haverá desculpas para os objetos não serem guardados nos locais corretos.

E lembre-se: a organização é um estilo de vida cheio de benefícios, porém não se sustenta sozinho. É necessário que haja seu empenho, de outros membros da família e cultivar hábitos diferentes dos anteriores para que os resultados sejam melhores aos do início do processo. Pegar e devolver os objetos aos seus locais, evitar a procrastinação, são algumas das atitudes que farão você ter melhores resultados, com uma vida mais organizada, com leveza e mais horas no seu dia!

*As opiniões expressas nesta matéria não necessariamente refletem a opinião da Clinica Belvivere. Seu conteúdo é de total responsabilidade do autor.

0

Se gostou dessa postagem, clique no coração!

Colunista

Lane Da Boit
Personal Organizer
Especialista em Organização, atua profissionalmente desde 2016. Transforma sua vida por meio da Organização e assim você ganha mais horas no dia!

Siga-me

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Notícias relacionadas

Agende seu horário

Siga-nos no instagram

Utilize a hashtag #euebelvivere para sua foto aparecer aqui

Belvivere. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

whatsapp-icon